Filmes literários para quem quer curtir o domingo de quarentena maratonando

Atualizado: 14 de Abr de 2020

Cinema e Literatura são uma combinação que já sabemos dar certo.

Pensando nisso, e na necessidade de relaxarmos um pouquinho e nos distrairmos de tudo o que anda acontecendo no mundo, preparamos uma lista de 12 filmes literários.

Imagens: Divulgação via AdoroCinema


1. Pássaro do oriente (2019), Wash Westmoreland

Baseado em: The Earthquake Bird, de Susanna Jones.

Lucy é uma tradutora inglesa que vive em Tóquio, em 1989. Apesar de viver isolada e solitária, ela tem um relacionamento conturbado com o fotografo Teiji. Um dia, ela se torna amiga da enfermeira americana Lily, que acaba por ter um envolvimento sexual com Teiji. Quando Lily desaparece, Lucy se torna a principal suspeita do crime.


2. Garota exemplar (2015), David Fincher

Baseado em: Garota Exemplar, de Gillian Flynn.

No dia do seu aniversário de casamento de cinco anos, Amy desaparece sem deixar vestígios. E, quando as aparências do “casal perfeito” começam a desmoronar, seu marido, Nick, se torna o principal suspeito da polícia. Mas, sempre alegando inocência, Nick fará de tudo para encontrar o verdadeiro culpado.


3. Um dia (2011), Lone Scherfig

Baseado em: Um Dia: Vinte anos, duas pessoas, de David Nicholls.

Um casal de amigos, Emma e Dexter, se conheceu na faculdade em 15 de julho de 1988. Desde então, durante 20 anos, eles se encontram nesse mesmo dia. No decorrer desse tempo, a vida de ambos toma rumos distintos, com Dexter tendo cada vez mais êxito e Emma enfrentando várias dificuldades. A vida dos dois passar por várias fases e, no meio do caminho, ambos perceberão que foram feitos um para o outro.


4. O Rei (2019), David Michôd

Baseado em: Henriad, de William Shakespeare.

O príncipe Hal, descontente com as maquinações da corte, deixa seu papel de príncipe de lado e se afasta da coroa. Mas, com a morte de seu pai tirano, ele é coroado Rei Henrique V da Inglaterra e precisa lidar com o mundo que havia abandonado. Então, o jovem precisará aprender a lidar com as pressões políticas, a guerra que seu pai deixou e seus conflitos pessoais.


5. Fausto (2011), Aleksander Sokurov

Baseado em: Fausto, Goethe.

O doutor Johannes Georg Faust é um brilhante cientista que, por causa de suas desilusões, aceita fazer um pacto com um comerciante diabólico em troca do amor de Gretchen e de prestígio.


6. Orgulho e Preconceito (2005), Joe Wright

Baseado em: Orgulho e Preconceito, de Jane Austen.

As filhas da família Bennet foram criadas com a intenção de arrumarem bons maridos, pois o patrimônio dessa família só poderia ser herdado por um homem – um primo distante da família – então, às mulheres, restava sonhar com o casamento. Assim, quando um jovem rico compra uma mansão próxima da propriedade dos Bennet, a jovem Lydia vê a oportunidade de ouro. Mas, diferente dela, a teimosa Elizabeth procura um amor verdadeiro. É durante um dos tradicionais bailes da época que Elizabeth conhece Darcy, um cavalheiro rico e bonito, mas que traz um rosto triste e olhar pesaroso. Logo os dois iniciam uma relação de amor e ódio e, com o tempo, ambos percebem que suas ideias do outro não são necessariamente verdadeiras.