top of page

NaNoWriMo - Escrevendo um livro em um mês

Atualizado: 16 de mai. de 2020



Escrever não é fácil, e tem sido o foco de muitos dos artigos publicados aqui no blog, mas hoje vamos apresentar mais uma proposta para te incentivar a deixar o medo de escrever de lado: o NaNoWriMo, um programa que incentiva desde 1999, autores do mundo todo em uma maratona de escrita literária de 30 dias, no mês de novembro.


O desafio proposto pelo National Novel Writing Month, o Mês Nacional de Escrita de Romances, em tradução livre, está chegando a sua 21ª edição e consiste em fazer os participantes escreverem um texto de 50 mil palavras entre o dia 1º e o 30 do mês de novembro. Este número é, na maior parte dos casos, suficiente para um primeiro rascunho de um romance. Depois, já fora da competição, os participantes são incentivados a editar e polir as obras.


Segundo o site organizador, 1135 brasileiros participaram do NaNo18 e, juntos, escreveram 18.283.937 palavras (uma média de 15.892 palavras por novelista). A meta é alta e para alcançá-la é preciso escrever em torno de 1.667 palavras por dia. Difícil, mas não impossível, como comprovam os diversos vencedores e participantes das edições passadas.


Para encarar a maratona, o escritor precisa desligar o autor e leitor crítico e o lado perfeccionista, o foco do programa é apenas em escrever. O desafio não tem foco na qualidade dos trabalhos, e sim na quantidade de palavras, por isso, os meses posteriores ao desafio são chamados de "What Now?" (e agora?), que são os meses onde os escritores focam na revisão, adaptação ou reescrita de seus trabalhos.


Para promover a interação entre os participantes, o site do NaNoWriMo dá suporte a vários fóruns, divididos por regiões. E ao contrário do que parece, o NaNo não é uma competição, não há nada de espetacular na premiação reservada àqueles que alcançarem a meta de 50 mil palavras: um certificado, um emblema, artes para camisetas, alguns descontos em programas de parceiros e só.


- As “regras” do NaNo

Pelas diretrizes do NaNo, os trabalhos podem ser inscritos independente do idioma ou tema. Os trabalhos anteriores não podem ser aproveitados, é preciso escrever do zero, mas nada impede, e é até aconselhável, que o participante rascunhe um planejamento. Aceita-se somente romances. É considerado um romance todo trabalho longo de ficção, incluindo ficções de fãs (FanFics) e coletâneas de contos, desde que tenham um tema em comum. Música, poesias, roteiros, quadrinhos, e obras de não ficção (biografias, memórias, autoajuda) não são romances.


Para validar, é preciso enviar o texto para o site nos últimas dias de novembro. O texto colado é só para medir a quantidade de palavras e confirmar que você bateu a sua meta, não é salvo e ninguém vai ler.


- Camp NaNoWriMo

Além do desafio, há a edição de acampamento, o Camp NaNoWriMo que acontece duas vezes ao longo do ano. A diferença está na liberdade, já que você pode escolher a própria meta, de 10 mil até 1 milhão de palavras.


Basta você se cadastrar no site, e assim poderá atualizar diariamente o número de palavras que você tem e ver as estatísticas (sua média diária, em quanto tempo você vai terminar, quanto falta, quanto precisa diariamente para bater a meta a tempo) e, no fim do mês, colar seu texto para confirmar.


- Participantes lançados

Escritores de sucesso já apostaram no desafio para se dedicar a escrita de suas obras, seguem alguns exemplos: Rainbow Rowell com FanGirl, Sara Gruen com Água para Elefantes de Sara Gruen, Marissa Meyer com os rascunhos que deram origem a Série Crônicas Lunares e outros, como Erin Morgenstern, Hugh Howey, Jason Hough.



E ai? Vai encarar esse desafio? Para se inscrever, é só acessar o site oficial do NaNoWriMo .

bottom of page