Newsletters que valem o espaço na caixa de e-mail

Atualizado: 6 de Out de 2020

É muito interessante pensar em como a procura por newsletters tem crescido em tempos em que – muitas vezes – o que vale é o número de likes.


Vários autores e autoras literários seguem produzindo conteúdo de muita qualidade para seus newsletters e disponibilizando várias dicas sobre o mercado literário e sobre suas experiências pessoais.


Pensando nisso, compilamos uma lista de newsletters que vale a pena assinar!



Sobre a newsletter: “Reflexões, ficções, bastidores do picadeiro da escrita. Do autor de Barba ensopada de sangue, Meia-noite e vinte e do extinto tumblr Ranchocarne, entre outras narrativas.”


Sobre o autor: Daniel Galera nasceu em 1979, em São Paulo. Foi um dos criadores da editora Livros do Mal, por onde lançou seu livro de estreia, Dentes Guardados (2001). Seu romance Mãos de Cavalo (2006) foi incluído na lista de leituras do vestibular da UFG por três anos consecutivos. Cordilheira (2008) recebeu o prêmio Machado de Assis de Romance, da Fundação Biblioteca Nacional, e foi terceiro lugar na categoria Romance do prêmio Jabuti. Seus livros e contos foram adaptados para cinema, teatro e histórias em quadrinhos. No exterior, os direitos de sua obra foram vendidos para países como Inglaterra, Estados Unidos, França, Itália, Argentina, Portugal, Romênia e Holanda. (Informações retiradas de: https://www.companhiadasletras.com.br/autor.php?codigo=01975)


Sobre a newsletter: “Casei e mudei pros EUA. Trouxe minha cabeça junto. - Por Simone Campos, autora de No Shopping e A Vez de Morrer, doutora pela UERJ (Letras)”.


Sobre a autora: Simone Campos é escritora e tradutora. Estreou na literatura aos 17 anos, com o romance No Shopping (2000). Depois vieram o romance A Feia Noite (2006), a ficção científica online Penados y rebeldes e o livro de contos Amostragem Complexa (2009). Seu livro interativo OWNED – Um Novo Jogador (2011), inspirado na cultura dos videogames, saiu em papel e em meio digital. Em 2014, saiu A Vez de Morrer (romance) pela editora Companhia das Letras. Em 2020, a Companhia publica seu novo romance: Nada Vai Acontecer com Você. (Informações retiradas de: http://simonecampos.com/bio/)


Sobre a newsletter: “Fui morar em Mendocino, Califórnia. Mando notícias.”


Sobre a autora: Nasci em Porto Alegre, em 1982. Meu primeiro livro, Pó de Parede (Não Editora), um conjunto de três novelas, foi publicado enquanto eu cursava o mestrado em Escrita Criativa na PUCRS, em 2008.


Depois, publiquei três romances, todos pela Companhia das Letras: Sinuca Embaixo d'Água (2009), Todos Nós Adorávamos Caubóis (2013) e O