top of page

Papo de qualidade sobre ficção científica no Brasil? Temos!

No final de setembro e início de outubro, a Fiocruz promoveu uma série de palestras online que fizeram parte do II Encontro de Ficção Científica e Ensino de Ciências. A proposta desse encontro é abordar temas da ficção científica e as maneiras o gênero pode promover a educação científica em diversos contextos.


Imagem: Divulgação/Fiocruz

Houve uma variedade de temas apresentados, o que deixa claro a riqueza de possibilidades que a proposta do encontro oferece. Tudo isso mediado por mestres nas diversas áreas.


O primeiro dia de palestra contou com um panorama geral do surgimento da ficção científica e como ela se apresenta na contemporaneidade. Para aqueles que buscam compreender mais o gênero e suas raízes, é uma boa pedida.


Conversou-se também sobre as possibilidades de futuro levantada pela Sci-Fi, bem como os jogos do gênero e sua carga de importância para o ensino científico. Abordou-se a representação da mulher científica, a apresentação de filmes do gênero na escola e até mesmo a tecnologia em animes e mangás, além de outros tópicos.


Iniciativas como esta são importantes não só para universalizar o conhecimento sobre o gênero, mas também para mostrar que, apesar de imponente, não é lá algo de outro mundo. E, é claro, é para todos.


Agora imaginem um encontro desses rastreando as raízes do gênero no Brasil e como se apresenta atualmente. E aí, Fiocruz, vamos? ;)


Para quem se interessar, aqui está o link da playlist do encontro:

https://www.youtube.com/playlist?list=PLjJny5p0PcYJjblH3eP1qgffydz55qZsq

bottom of page