top of page

Petropolitana lança livro infantojuvenil sobre monumento grego

Atualizado: 16 de mai. de 2020


Foto: Cláudia Machado

Por meio de uma máquina do tempo, em uma viagem lúdica e interativa, até um dos principais monumentos da história grega, no livro "No Partenon, com Sofia", a autora, Cláudia Machado, nos leva ao local, considerado o berço da civilização ocidental. Este é a primeira obra em português de literatura infantojuvenil que conta a história do ponto turístico.


“No Partenon, com Sofia”, livro de estreia da jornalista petropolitana, Cláudia Machado, finalmente terá seu lançamento na cidade. Apesar de estar sendo vendido desde agosto do ano passado, a autora, que vive na Grécia, irá realizar uma tarde de autógrafos na Nobel de Petrópolis, no dia 8 de fevereiro.


O livro foi escrito na Grécia, onde a autora reside e trabalha desde 2001. Foi lá que ela se deparou com a escassez de informações no Brasil sobre o Partenon, um dos ícones históricos e turísticos da Acrópole de Atenas, na Grécia. “Eu já escrevi muitos materiais relacionados a Grécia, quanto a economia, política e turismo. Eu moro próximo ao Partenon, mas há uma escassez de materiais no Brasil quanto a sua história, então ele se tornou o assunto do meu primeiro livro”, conta a autora.


Os leitores no “No Partenon, com Sofia” embarcam numa viagem no tempo, há 2.500 anos até os dias atuais, junto de Sofia, uma espertíssima menina grega, que conta tudo sobre uma das maiores maravilhas da Antiguidade.


Foto: Cláudia Machado

A escolha do título tem um significado a parte, Sofia, em grego, significa sabedoria e a vírgula foi uma ideia gramaticalmente correta do revisor, Marcelo J. Fernandes, para ter dois significados: o primeiro, “no Partenon com a menina Sofia”; e o segundo, “no Partenon, com sabedoria”.


Sobre o seu processo criativo, Cláudia conta que se debruçou sobre a história do monumento para trazer todos os detalhes e curiosidades históricas do local. “É um pouco difícil saber ao certo quanto tempo levou para tudo ficar pronto, conversei com muitas pessoas que tiraram as minhas dúvidas, estudei o monumento por cerca de sete meses e levei mais dois para escrever", disse ela.


O livro é dividido em 12 capítulos e cada um conta uma história diferente sobre o monumento. A autora, através da personagem principal do livro, Sofia, convida o leitor a entrar na sua máquina do tempo para uma viagem até um local muito antigo, repleto de história e beleza.


Embora viva no exterior há quase 20 anos, Machado deu preferência em trabalhar com ilustrador e revisor petropolitanos. “Luis Alves, o ilustrador, e Marcelo J. Fernandes, o revisor, entraram nesse projeto comigo, mesmo a um oceano de distância. Ambos são professores renomados e especializados na área. Trocamos muitas mensagens e telefonemas. Também enfrentamos o fuso horário. Mas nada nos fez desistir. Além de admirar o trabalho de ambos, era muito importante eu trabalhar com pessoas da cidade em que nasci e onde mora minha família”, contou.


A aceitação está sendo muito abrangente, algumas escolas particulares brasileiras irão usar o livro como material paradidático. Sobre o próximo livro, Claudia conta que ainda não tem previsão de lançamento, mas já começou a trabalhar na próxima história que também se passará na Grécia, "mas meu objetivo é fazer sobre as maiores civilizações do planeta. Já estou pesquisando sobre o segundo livro, já tenho o assunto, agora estou em fase de estudo e leitura".

Foto: Cláudia Machado

O lançamento oficial do livro acontece em Petrópolis, por opção da autora, mas em Atenas, fez uma sessão de autógrafos na Embaixada do Brasil na Grécia para as crianças. A sessão de autógrafos acontece neste sábado, dia 8, às 15h, na Livraria Nobel, na Rua 16 de Março.


Em Petrópolis, o livro pode ser comprado na livraria Nobel, no Centro e em Itaipava. Mais informações sobre livro podem ser encontradas nas redes sociais do “No Partenon, com Sofia”, no Facebook ou Instagram.


Foto: Cláudia Machado

Livro: No Partenon, com Sofia

Autora: Cláudia Machado

Editora: Chiado Books

Ilustrações: Luis Alves

Revisão: Marcelo J. Fernandes

Lançamento e sessão de autógrafos: Livraria Nobel, dia 8 de fevereiro, 15h. Endereço: Rua 16 de Março, 399, Centro.

bottom of page