top of page

Podcasts literários

Atualizado: 30 de mar. de 2020



Uma nova forma de entretenimento que tem cativado cada vez mais o público é o Podcast. Um programa gravado apenas em áudio (que, algumas vezes, pode ser postado em formato de vídeo no YouTube) que atrai por poder ser consumido em qualquer lugar que você tenha acesso a internet e um fone de ouvido (caso queira/precise de um).


De duração variada, os assuntos dos Podcasts são dos mais abrangentes, tem de tudo mesmo: feminismo, filmes, cultura pop, notícias, política, fofoca, entre muitos outros. Mas, ainda assim, tem muitas pessoas que ainda não se familiarizaram – ou não sabem do que se trata – com esse novo meio de consumir conteúdo. Por isso, fizemos uma lista de Podcasts literários. Uma breve indicação para quem quer começar a se aventurar por outras bandas.



1.Mulheres que escrevem

O Mulheres que Escrevem Podcast é um programa quinzenal de leitura e debate de literatura oriundo da iniciativa de mesmo nome, que realiza curadoria, divulgação e edição de conteúdo produzido por mulheres desde 2015. O programa é desenvolvido por Seane Melo, Estela Rosa, Natasha Silva e Taís Bravo.



 


2. Quarta parede

Um podcast onde duas amigas analisam a construção de seus personagens favoritos da literatura, cinema e televisão.





 


3. Resistimos na literatura

Podcast sobre literatura feminista que explora, através de histórias de amor, dor, luta, revolução e denúncia, a força que as mulheres podem ter mesmo em tempos tão conturbados. Produzido por Naiara Cremasco.




 

4. Chá das cinco com literatura

Podcast mensal literário. Literatura, História, Cinema e assuntos diversos, afinal qualquer tema pode ser assunto para um chá das cinco! Todo mês um convidado diferente vai tomar um chá e discutir um livro relacionado a uma outra mídia.




 

5. Caixa de histórias

O Caixa de histórias é um podcast literário que pretende lhe dar uma experiência diferenciada na apreciação dos livros. Sempre um trecho da obra é narrado e comentado buscando apresentar novas obras para novos leitores, e mostrando uma nova forma de consumir o conteúdo escrito.



 

6. 30:Min

Publicado desde 2014 e com 1 milhão e meio de downloads, o 30:MIN é um dos principais Podcasts de literatura produzidos Brasil. Debochado e sem nunca se levar a sério, sua proposta é demonstrar que ler é divertido e, acima de tudo, alucinógeno. Novos programas são postados, geralmente, na segunda-feira.




 

7. Gente que escreve

Gente que Escreve traz as dicas de Fábio Barreto e Rob Gordon sobre diversos temas relacionados à escrita. Os assuntos passam pelo mercado editorial, a carreira de escritor, como escrever melhor, como conseguir ser publicado e muito mais. Dois veteranos do mundo das palavras que têm muito a ensinar.



 


8. Podcast do Publishnews

O podcast com as novidades do mercado editorial, livreiro e a indústria do livro. Com coberturas de eventos, feiras e festivais literários, livros digitais, best-sellers e mais.





 


9. Curta ficção

O Curta Ficção é um podcast que apresenta, quinzenalmente e em doses de meia hora, discussões sobre literatura e dicas para escritores que estão se aventurando no mundo da ficção.




 

10. Livro ao vivo – workshop de escrita

Livro ao Vivo (antigo Desafio Ex Machina) é um Spin-off do podcast “Os 12 Trabalhos do Escritor”. Através de frases enviadas pelos ouvintes (Os chamados “E se”), o objetivo é convidar alguns nomes do mercado literário para simular a criação de um enredo 100% no improviso, porém abordando temas como: Criação de universos, ambientação, personagens e conflito.



 


11. Histórias de ninar para garotas rebeldes

Contos de fadas sobre as mulheres extraordinárias que nos inspiram. O podcast é baseado no best-seller que inspira milhões de garotas a sonhar grande, mirar distante e lutar com bravura.




 

12. Hodor cavalo

Neste podcast quinzenal, discutimos As Crônicas de Gelo e Fogo, livros que inspiraram a série Game of Thrones. Cada episódio aborda um capítulo, começando pelo prólogo de A Guerra dos Tronos e passando pelos seguintes. Falamos de personagens, teorias (algumas malucas, como a que dá nome ao podcast) e os rumos da história de George R. R. Martin.



 

E, aí? Se animou a experimentar ouvir alguns Podcasts? Me conta aqui nos comentários o que você achou dessa lista e se conhece algum outro para nos indicar!

bottom of page