fantasy-2861815_1920.jpg

CONCURSO

LITERÁRIO:

Contos do Além-mundo

INSCRIÇÕES ENCERRADAS
Contos do Além-mundo é um projeto que nasceu da necessidade que nós, Coletivers, sentimos de criar algo que valorizasse a literatura nacional nos gêneros de fantasia e ficção-científica. Além de ser uma válvula de escape para os autores que estavam passando por bloqueios durante esse tempo complicado que está sendo a pandemia e a quarentena.
Fazer esse concurso só nos deu mais certeza de estarmos no caminho certo: foram 183 contos sendo analisados, muitos deles nos fizeram pensar em mil outros projetos e possibilidades, e todos nos fizeram acreditar na literatura nacional de fantasia e ficção-científica. Que textos incríveis!
Nessa página nós queremos deixar o processo de publicação desse e-book tão querido (que é o primeiro livro do We) mais pertinho de vocês. 
O que dizer desse livro que eu mal conheço, mas já considero pacas?
O processo de publicação requer várias etapas, muita atenção, cuidado e dedicação. Os autores derramam um tanto deles nos textos e cabe a nós cuidar dessas obras com o mesmo empenho.
Para que vocês saibam de tudo o que está rolando com o livro, vamos fazer um check list do processo (um pouco resumido, mas, no geral, é isso).
FAZENDO UM LIVRO CHEEEECK:
1. Publicação do edital e início do envio dos contos (25/04/2020) ✔️
Essa foi uma das partes mais trabalhosas: receber os contos, verificar se todos os pré-requisitos foram cumpridos, se o preenchimento do formulário foi feito corretamente, enviar emails pedindo as informações que pudessem estar faltando, receber mais inscrições... e assim foi até o final do prazo. Muitos textos passaram para o processo de seleção, mas muito foram desclassificados por não terem cumprido pré-requisitos básicos, como número máximo e mínimo de palavras. Então, atenção autores, leiam com atenção os editais dos concursos que participam, vocês podem acabar se queimando por falta de atenção!
2. Encerramento das inscrições e início do processo de análise e seleção dos textos (25/06/2020) ✔️
Essa etapa foi aquela que deu um quentinho no coração! Ver todos os textos incríveis que foram enviados, o potencial que a lit. brasileira têm, o valor do nosso trabalho, a certeza da equipe incrível que temos! Foi um momento em que a síndrome do impostor pegou pesado, mas também foi muito gratificante!
3. Fim do processo de análise e seleção e notificação dos autores selecionados (31/07/2020) ✔️
Hora da emoção tomar conta! E da parte mais burocrática do processo. Ler/ver a reação dos autores que foram selecionados fez toda a correria e exaustão da etapa anterior valer a pena. Que time lindo de autores que temos! Não vemos a hora de contar logo para vocês que são.
A burocracia é chata: pede dados, envia e-mail, pede outros dados, envia contrato, tira dúvidas, recebe contrato... São os detalhes mais chatinhos, porém extremamente necessários: a burocracia está aí para mantermos todos protegidos e os processos sempre justos.
4. Prazo final para envio de contratos e textos corrigidos (10/08/2020)✔️
Por incrível que pareça, eu curti essa etapa! Todos os autores foram muito atenciosos e prestativos e rolou uma troca muito legal: percebemos várias coisas que podemos melhorar nos próximos processos e estabelecemos alguns pontos que são fundamentais e inegociáveis. Foi ótimo! Muito obrigada, autores lindos!
5. Início do processo de copidesque (10/08/2020)✔️
A Rainha do copidesque aqui do Coletivo é a Paloma. E essa foi a parte mais tranquila do processo. Ela trabalhou o texto para que ele chegasse nas mãos das revisoras o mais redondo possível e o resultado foi ótimo!
6. Envio do feedback para os autores não selecionados (11/08/2020) ✔️
Esse processo ainda está rolando. Decidimos enviar os feedbacks em grupos, para que possamos das a devida atenção a todos os autores. E, nossa, que processo gratificante. Toda resposta que recebemos faz todo o trabalho e correria que tivemos na etapa de seleção valer a pena. Muito obrigada a todos os autores que confiaram em nosso trabalho!
7. Início do processo de revisão ortográfica e alterações finais dos textos (20/08/2020) ✔️
Aqui foi quando os textos tomaram forma de um jeito absurdo. Foi o primeiro contato com os textos finais (os que vão para o livro mesmo)! E, novamente, os autores foram muito gentis e prestativos. Além de levarem muito a sério o nosso trabalho. Mariana e Micaela deram um show!
8. Produção da capa e diagramação do livro (05/09/2020)✔️
Quando fomos fazer a capa, nos preocupamos muito com a identidade dos livros do Coletivo no geral, com o tema dessa obra (claro!) e com a ideia de "porta para outros mundos". Assim, chegamos a capa que anunciamos no dia 26/09/2020. E criamos também a ideia das chaves, que ilustram as capas de cada conto dentro do e-book.
9. Revisão final do livro e início da pré-venda (26/09/2020)✔️
A revisão final é aquele momento de extrema atenção. É quando tentamos pegar todos aqueles errinhos que acabaram passando despercebidos nas outras etapas e nos certificamos de que vocês, leitores, vão receber a obra mais redonda e perfeita possível! 
A pré-venda foi um momento muito especial e confuso. A aceitação de vocês, a reação de todos com a capa, os prints que vocês mandaram dos pedidos do livro... tudo isso fez com que esse momento fosse mais incrível ainda. E confuso porque decidimos, aos 45 do segundo tempo, liberar a pré-venda no nosso site também. E aí foi aquela correria! Mas deu tudo certo no final e você já pode garantir o seu livro nesse LINK!
10. Lançamento! (10/10/2020)✔️
E o livro foi lançado! O lançamento foi um sucesso. Fechou com chave de ouro esse processo tão incrível! Se você quiser comprar o livro, estamos vendendo aqui no site e pela Amazon! Muito obrigada a todos que nos acompanharam nesse jornada! #vamosjuntes
divulgação__historias_de_escudeiro.png
Pensando livros, descomplicando a publicação, tudo isso sendo uma editora idealizada por profissionais dedicados e comprometidos com a arte literária.

© 2019 por We Coletivo Editorial. Criado orgulhosamente por Clarissa Winter

  • Facebook
  • Instagram
  • Preto Ícone Twitter
  • Preto Ícone LinkedIn

We Coletivo Editorial

Rua Marechal Floriano Peixoto, 125, Centro, Petrópolis/RJ

37.203.019/0001-45

(24) 99917-0131

wecoletivoeditorial@gmail.com