top of page

Resenha: A menina que não sabia ler

Atualizado: 30 de mar. de 2020


Editora: LeYa

Ano: 2010

Páginas: 288

Autor: John Harding

Título Original: Florence e Giles

Sinopse: Numa distante e escura mansão onde nada é o que parece, a pequena Florence é negligenciada pelo seu tutor e tio. Guardada como um brinquedo, a menina passa seus dias perambulando pelos corredores e inventando histórias que conta a si mesma, numa rotina tediosa e desinteressante. Até que um dia encontra a biblioteca proibida da mansão e passa a devorar os livros em segredo. Porém, existem mistérios naquela casa que jamais deveriam ser revelados. Por que Florence sonha sempre com uma misteriosa mulher ameaçando Giles, seu irmão caçula? O que esconde a srta. Taylor? E por que o tio a proibiu de ler? Florence precisa reunir todas as pistas possíveis e encontrar respostas que ajudem a defender seu irmão e preservar sua paixão secreta pelos livros – únicos companheiros e confidentes – antes que alguém descubra quem ousou abrir as portas do mundo literário.


Resenha:

A história se passa em 1891 na Nova Inglaterra em uma mansão chamada Blithe House onde Florence e Giles, irmãos e órfãos, chegam para morar com seu tio. Mas logo o pequeno Giles é mandado para uma escola interna e Florence fica sozinha aos cuidados dos empregados da casa.


Florence com imaginação fértil e proibida de ler, por seu tio achar que mulheres não deviam ser cultas, desafia a si mesma a se aventurar pela mansão e acaba descobrindo a biblioteca. E como o famoso ditado diz “o proibido é mais gostoso”, ela resolve tentar sozinha aprender a ler e descobre um mundo vasto e divertido.


Ela, todos os dias, cria diversas formas de despistar os empregados e fica horas no seu esconderijo devorando os livros. Até que um dia chega um novo vizinho - o Theo - que a impede de ficar tanto tempo lendo, pois, seu tio, achando que ela ficava muito sozinha na mansão, a obrigada a passar uma parte do seu tempo brincando com o menino.


Com problemas na escola, seu irmão Giles volta para a casa e morre de ciúmes da irmã. Vem então uma preceptora - Srta. Whitaker - chega para educar seu irmão, mas ela morre em um trágico acidente no lago perto da mansão e a partir desse momento o livro ganha uma reviravolta e coisas misteriosas começam a acontecer. Principalmente após a chegada da nova preceptora, Srta. Taylor, que faz Florence ficar desconfiada com as intenções dela com o seu irmão e também pelo fato que coisas estranhas acontecem ao redor dela. Florence faz de tudo para desmascará-la.


O livro no começo tem uma narrativa mais lenta, mas depois flui e se torna intrigante e emocionante. A primeira vez que li, eu tinha uns 14/15 anos e amei, agora li novamente e digo que vale muito a pena.

bottom of page