top of page

Sprints de leitura, você conhece?

Com o tempo livre na quarentena, muitas pessoas se descobriram leitores, mas você já ouviu falar dos Sprint de Leitura e como eles podem ajudar não só a ler mais, mas a focar nos estudos e trabalho?


Os sprints já eram conhecidos por quem faz gestão de tempo, ele é baseado no método pomodoro, criado pelo italiano Francisco Cirillo. É uma técnica de gestão de tempo com foco em produtividade e rendimento. É uma forma de dividir o tempo para conseguir cumprir tarefas e melhorar a qualidade do trabalho.


O método pomodoro consiste em dedicar 25 minutos para a realização de uma determinada atividade e se permitir descansar por 5 minutos. Assim sucessivamente até que complete duas horas.


E com a pandemia inspirou uma nova forma de ler. Os Sprints de leitura ou “leitura conjunta”, são lives realizadas por influenciadores digitais onde é separado um tempo de 30 minutos para que seja feita a leitura, seguida de 15 minutos de um breve intervalo.


Não se sabe ao certo quando a prática começou, mas com o início da pandemia muitas pessoas tiveram que se adaptar com a rotina de trabalho em home office fazendo com que o período de leitura conjunta se tornasse também um aliado na hora de realizar tarefas de trabalho e estudos, utilizando a famosa técnica de gerenciamento de tempo e afastando a distância entres as pessoas que o isolamento social trouxe, já que ajudam a focar como se as pessoas estivessem em uma sala de estudos ou coworking, fazendo com que os participantes não se sintam sozinhos.


Um dos canais de Youtube que mais faz sucesso com os Sprints é o da Pam Gonçalves, autora e booktuber, que realiza lives de leitura conjunta para os inscritos de seu canal. Alguns dos livros que a autora escolheu para os sprints entraram para a lista de mais vendidos da Amazon poucas horas após as lives, demonstrando a potência dos sprints. Outra plataforma que tem se tornado muito comum na realização destes encontros é a Twitch, que tem conquistado um espaço maior a cada dia quando o assunto são eventos ao vivo.




bottom of page