Resenha: O Guia do Mochileiro das Galáxias

Olá, queridos leitores. Como o WE está fazendo um concurso literário com o tema de ficção científica, resolvi trazer para vocês a resenha desse livro magnífico, considerado um dos maiores clássicos da literatura no gênero, para inspirá-los a participar do nosso concurso.

Aviso: Não entre em pânico!


Editora: Arqueiro

Ano: 2011

Autor: Douglas Adams

Resenha:

Tudo começou em uma manhã de quinta-feira que aparentemente era um dia como outro qualquer. Mas para Arthur Dent não era. Afinal, sua casa estava prestes a ser demolida – para a construção de um desvio na rodovia. Sua vida teria uma reviravolta. A partir dali, tudo que ele sabia até então já não fazia mais sentido.

“Hoje deve ser quinta-feira”, pensou Arthur, debruçando-se sobre o chope. “Nunca consegui entender qual é a das quintas-feiras.”


Arthur acordou, tomou seu chá como de costume e – momentos mais tarde – descobriu-se deitado no chão em frente a sua casa a fim de impedir que a destruíssem. Até que um dia, seu melhor amigo Ford Prefect aparece tirando Arthur de lá dizendo que sua casa não era importante e que eles precisavam sair dali, pois o fim da Terra estava próximo e seria destruída para a construção de uma via intergaláctica.


Sem muitas delongas, Ford explica a Arthur que, na verdade, é um alienígena disfarçado do planeta de Betelgeuse e que viveu todos esses anos na Terra em busca de colocar informações sobre a Terra na sua edição do livro Guia do Mochileiro das Galáxias.


“...um livro que não é da Terra, jamais foi publicado na Terra e, até o dia em que ocorreu a terrível catástrofe, nenhum terráqueo jamais o tinha visto ou sequer ouvido falar dele. Apesar disso, é um livro extraordinário.”


O melhor guia intergaláctico que qualquer alienígena poderia ter. No qual, a capa tinha a frase “Não entre em pânico”. O que Arthur achou estranho, pois era o que ele realmente estava sentindo no momento, vendo todo o caos que estava vivendo.


A dupla escapa em uma nave alienígena dos Vogons bem a tempo de presenciar a destruição da Terra. A partir desse ponto, uma nova aventura começa por toda a galáxia…


O Guia do Mochileiro Das Galáxias é o primeiro volume da saga de um total de cinco livros que foram publicados com as sequências: Restaurante no Fim do Universo; A Vida, o Universo e Tudo Mais; Até mais, e Obrigado pelos Peixes! e Praticamente inofensiva, posteriormente surgindo, também, um sexto volume chamado E Tem Outra Coisa que foi escrito por Eion Colfer, publicado após a morte do autor, com autorização de sua família.


Fui apresentada ao livro alguns anos atrás por um amigo e confesso que na época não era o tipo de gênero que eu estava acostumada a ler, mas o livro é tão inovador e carregado de humor que me conquistou na hora. Resolvi lê-lo novamente esse ano.


O autor consegue muito bem mesclar um pouco de comédia com ficção científica de forma que deixa a leitura muito agradável e instigante. Inclusive, o autor consegue, com muito humor, fazer coisas simples do nosso cotidiano se tornarem interessantes e engraçadas.


O livro é repleto de referências de literatura, ciência, tecnologia e muito senso de humor. Existiram algumas adaptações do livro para outros formatos como rádio, quadrinhos e até filme, que não seguiu continuação por não ter dado muito certo.


O autor conquistou tantos fãs ao longo dos anos que foi criado o Dia da Toalha – devido à grande importância que uma toalha tem para um mochileiro interestelar – que é comemorado todos os anos no dia 25 de maio, conhecido também como o Dia do Orgulho Nerd.


Caso você deseje uma leitura mais divertida e descontraída, sem dúvida, esse é o livro certo.

Comente aqui o que achou dessa incrível história.


Até mais, e obrigada pelos peixes…

Ah, e não esqueçam a toalha!



Pensando livros, descomplicando a publicação, tudo isso sendo uma editora idealizada por profissionais dedicados e comprometidos com a arte literária.

© 2019 por We Coletivo Editorial. Criado orgulhosamente por Clarissa Winter

  • Facebook
  • Instagram
  • Preto Ícone Twitter
  • Preto Ícone LinkedIn

We Coletivo Editorial

Rua Marechal Floriano Peixoto, 125, Centro, Petrópolis/RJ

37.203.019/0001-45

(24) 99917-0131

wecoletivoeditorial@gmail.com