top of page

Adaptações: das páginas para as telonas

Atualizado: 30 de mar. de 2020


Desde os primórdios, o teatro e o cinema estão ligados à literatura fazendo adaptações de suas obras e são um grande incentivo na formação de leitores. Pois, na maioria das vezes, após ver um filme ou uma peça de teatro que gostamos vinda de um livro, sentimos a vontade de saber mais sobre a história e a partir daí nasce um leitor.


Muitos livros têm maior visibilidade depois que passam a ser um filme ou uma série de TV. Ao mesmo tempo em que muitas vezes superam os livros, há também aquelas que nos decepcionam por serem ruins. É claro que é muito difícil a adaptação ser 100% fiel ao livro. Isso vai influenciar de acordo com a interpretação do roteirista que fará a adaptação.

Percy Jackson e O Ladrão de Raios é uma saga maravilhosa, complexa e cheia de mitologia e que ao ser passada para o cinema não manteve o ritmo acelerado e intrigante da trama decepcionando os fãs e não seguindo com a continuação.


Outros filmes que não deram muito certo foram: O Código Da Vinci, que tem toda uma trama para Robert Langdon desvendar o mistério que há por trás das mortes; e o Guia do Mochileiro das Galáxias uma saga de ficção científica muito interessante, engraçada e envolvente, mas que ao virar filme perdeu toda a essência que havia nos livros.


Já Jogos Vorazes, Harry Potter, Star Wars, The Vampire Diaries, Anne With an E, Pretty Little Liars, A Culpa é das estrelas, Cinquenta Tons de Cinza e diversas outras... se tornaram adaptações excepcionais e que fizeram milhares de fãs felizes e até hoje fazem.


E você, querido leitor, qual a sua adaptação preferida e qual é a que você menos gostou?

bottom of page