top of page

Bloqueio Criativo

Atualizado: 16 de mai. de 2020

Você suspira e coça a cabeça. os dedos estalam e se movem sobre o teclado sem apertar nenhumas das teclas. Torce o pescoço, fecha os olhos e pensa. De alguma forma, alguma coisa vem, e você escrever mais algumas palavras, e então repete o mesmo processo, e então nada mais sai. Você fica ali esperando as palavras surgirem por uns dez minutos, e nada. Lê os parágrafos anteriores e continua sem saber o que vem a seguir e se pergunta se um dia conseguirá terminar essa história e como tantos autores fizeram isso tantas vezes, é o temido bloqueio criativo.

Bloqueio criativo pode ser entendido como uma dificuldade que as pessoas têm em determinado momento de ter uma nova ideia ou inspiração. Pode acontecer com qualquer um, principalmente com os profissionais que trabalham diretamente com a criatividade, como por exemplo, músicos, artistas e escritores.


Uma das formas de se livrar desse fantasma que vive em nos assombrar bem quando o tempo está curto, o prazo se esgotando, é tentar entender o que te leva ao bloqueio. A maioria dos escritores não é capaz de cuspir diamantes na primeira versão da história. Você também precisa abrir mão do perfeccionismo, não se preocupe em sair tudo perfeito logo de cara, deixe os erros gramaticais e os furos para serem corrigidos depois. Toda vez que você para para corrigir uma frase, você perde o ritmo, e a ideia se vai.


Outro coisa que traz o bloqueio pode ser o sucesso anterior àquela obra, talvez você já tenha publicado um livro, ou algum texto que fez sucesso, ou seus amigos e familiares aguardam por um próximo trabalho seu e a pressão por um bom desempenho te faz estagnar. Não reflita sobre isso por muito tempo, lembre-se do porquê você começou a escrever e escreva sem pensar nos outros.


Mesmo depois de conhecer as causas de um bloqueio, você não pode evitá-lo. Se é inevitável, tente contornar a situação ao invés de se lamentar por ele. Aqui vai algumas dicas para vencer o temível bloqueio criativo:


  1. Desligue todas as distrações digitais, elas te fazem procrastinar e suga a sua energia. Resista a tentação de pegar o celular e dar aquela conferida nas redes sociais. Concentre-se no que você está fazendo naquele momento e tente escrever mais uma vez.

  2. Não pense muito, apenas escreva. Estabeleça um período de tempo fixo para escrever, gosto muito dos sprints com a técnica Pomodoro, que consiste em colocar um tempo no cronômetro, 15/20 minutos e escrever sem parar, deixando que as ideias venham, sem criticar o texto e só depois que esse tempo esgotar, ler o que foi escrito e alterar o que for preciso.

  3. Mudar o ambiente de trabalho às vezes é tudo o que você precisa para se tornar mais produtivo. Ou limpar a casa e tomar um banho. Há teóricos que acreditam que a execução de uma tarefa qualquer que não ocupe a mente ajuda seu músculo criativo. É como se seu cérebro se desligasse para que então grandes ideias possam surgir.

  4. Ouça música. A música está ligada às nossas emoções e pode ser usada como uma ferramenta de gestão eficaz do estresse. Ouvir música acalma os nervos e levanta seu humor.

  5. Leia/veja coisas inspiradoras. Se inspire com citações motivacionais. Ou veja a biografia de um artista no YouTube. Leia um livro do seu autor favorito, ou saia da sua zona de conforto, flexione sua imaginação e encha o tanque criativo.

  6. Saia para uma caminhada, ficar sentado por longos períodos não é saudável. Andar limpa sua cabeça, reduz o estresse e eleva o seu humor. Um estudo de Stanford descobriu que caminhar aumenta a sua produção criativa por uma média de 60% ​. Esta motivação externa pode eventualmente levar a motivação interna para escrever.


Se nenhuma das estratégias funcionar, pode ser que você já tenha feito o suficiente hoje. Seu cérebro esgotou, mas não se frustre, relaxe, descanse e então no dia seguinte você estará mais disposto para enfrentar a tela em branco com o cursor piscando para você. Não se cobre tanto assim!

bottom of page