top of page

Como ajudar a sua livraria local em tempos de quarentena

Atualizado: 20 de abr. de 2020

Eu acompanho o site Público, de Portugal – vale muito a pena –, e dia 09 de abril eles publicaram uma matéria sobre como as editoras Antígona e Orfeu Negro se juntaram para ajudar livrarias do país todo, tentando influenciar outras editoras a fazer o mesmo, neste período de quarentena devido a pandemia de COVID-19. (Link aqui)


Lendo sobre a iniciativa deles, chamei o pessoal do Coletivo e pensamos em algumas atitudes que nós, consumidores, podemos adotar para ajudar as nossas livrarias.



1. Verifique se a sua livraria está fazendo entregas.

Muitos estados adotaram as medidas de quarentena e fecharam os comércios, por isso, a solução que muitas lojas – livrarias inclusas – tiveram, foi de adotar um esquema de delivery: você entra em contato com eles (por whatsapp, direct, telefone, site – aí depende de cada estabelecimento), pede o seu livro e ele é entregue na sua casa. Aqui em Petrópolis – RJ, eu sei que a Livraria Nobel está fazendo isso.














2. Veja o mapa interativo da Beatriz Alves

O UOL postou o mapa da gerente de vendas Beatriz Alves, nele, podemos ver as livrarias físicas abertas e funcionando com entregas em todo o país. O mapa também é interativo, então é possível adicionar novas livrarias que você saiba estarem funcionando. (Link aqui)


3. Compre vale-presentes

Se você está com um dinheirinho sobrando para comprar livros (difícil, eu sei, mas vai que está...), pense em comprar um cartão vale-presentes. É uma forma de apoiar a livraria e você pode deixar para pegar o seu livro depois que a pandemia passar.


4. Divulgue a sua livraria preferida nas redes sociais.

Quem tem negócios sabe que a necessidade de uma presença na internet nunca foi tão necessária. Muitos empreendimentos vão sobreviver a essa crise graças aos seus seguidores, que mantém os negócios na “boca do povo”, compartilhando, comentando e interagindo nos posts. Faça isso com a sua livraria preferida e, caso ela não tenha um perfil on-line, pense em entrar em contato (dá um google no telefone) e sugerir que eles entrem no incrível mundo das redes sociais.



Essas são algumas atitudes legais que conseguimos pensar. E, agora, é sua vez, manda para a gente, aqui nos comentários, o perfil da sua livraria preferida que vamos divulgá-la! #vamosjuntes


bottom of page