top of page

Crescendo com a literatura


“Afinal de contas quem sou eu? Ah, este é o grande enigma!” – Aventuras de Alice no País das Maravilhas


Sempre há aquele momento da nossa vida em que nos deparamos com a reflexão de quem realmente somos e o que queremos ser. E muitas coisas influenciam para que a nossa identidade seja criada. As pessoas ao nosso redor, o ambiente, lugares, sons, experiências...


E comigo não foi diferente, parte de quem sou é graças a literatura. Desde pequena – mesmo antes de saber ler – já tinha contato com ela, pois meus pais e minha avó sempre leram histórias para mim. Adorava olhar os desenhos; e depois que comecei a ler, adorava ficar por horas trocando de posições no sofá da minha casa e devorando páginas e mais páginas.

A literatura é essencial para o crescimento de uma criança. Ela ajuda no desenvolvimento de diversas formas, na capacidade de decifrar enigmas, melhora o vocabulário e na forma como ela lidará com os desafios que enfrentará na vida.


Sou feita de experiências que tive com pessoas, com músicas, com livros, com o mundo ao meu redor, enfim... com tudo. Experiências fazem parte de quem sou, sejam elas boas ou ruins. Em muitos momentos a literatura me ajudou a superar as experiências ruins e me fez sorrir com as boas. Tudo que vivi me fez ser quem eu sou agora.


Hoje, passo por dias nublados e chuvosos, mas com a certeza que o arco-íris e o sol aparecerão em seguida e que a literatura pode nos levar aonde quisermos ir.


A literatura me mostrou que sou livre para ser quem eu quiser ser.


Somos seres únicos e insubstituíveis, somos quem somos, somos quem queremos ser.


E você, sabe quem és?

“Ser livre pra voar

Ser livre pra sentir

Ser livre, ser o que sonhou.” – Sandy e Junior

bottom of page