top of page

Dicas de podcast para quem ama literatura

Hoje, reunimos aqui alguns podcast literários imperdíveis para todos os amantes da sexta arte: a literatura.



Muita gente acha que podcast é igual ao rádio, mas não é. Em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, o podcast pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história, ter entrevistas e debates sobre os mais diversos assuntos possíveis. Confira a lista e, se tem algum podcast literário que não listamos, mas que precisamos conhecer, deixe nos comentários!


30MIN

Um podcast bem humorado que tem o objetivo de mostrar que a literatura é algo vivo, caloroso e acessível para todo mundo com temas como crushes nos livros, bêbados produtivos e violência literária. O 30MIN traz várias discussões sobre livros famosos e também sobre temas como Tropicália, Realismo, Semana de Arte Moderna, entre outros assuntos referentes ao universo literário nacional e internacional.



Gente que escreve

É um programa feito por escritores para escritores e todas as pessoas que apreciam a arte de escrita. Semanalmente, o programa debate a escrita como profissão, colocando em discussão processos, dificuldades e conquistas.


Publishnews

Todas as notícias sobre o mercado editorial e a indústria do livro, eventos literários, literatura, leitura, livros digitais, best-sellers e muito mais.


Rabiscos

O Rabiscos é um podcast literário apresentado pela jornalista Jéssica Balbino e pelo escritor Tadeu Rodrigues com episódios semanais. É um lugar de discussão sobre livros, poesias, resenhas e bate-papos.


Curta Ficção

Um podcast para escritores e entusiastas, apresentado quinzenalmente, onde aborda, por meia hora, discussões sobre literatura e dicas para escritores que estão se aventurando no mundo da ficção. Além de abordar a escrita, eles conversam sobre os processos editoriais, atualidades e mercado.


Ilustríssima Conversa

O podcast reúne, a cada duas semanas, autores de livros de não ficção e intelectuais para discutir suas obras e seus temas de pesquisa. Já participaram: Elena Brugioni, pesquisadora de literatura africana comparadas; Sergio Augusto, que debateu os rumos do cinema em meio à pandemia do coronavírus; Sidney Chalhoub, que lembrou a politização de epidemias ao longo da história, entre outros convidados.


Read Or Dead (inglês)

O podcast Read or Dead é sobre livros de crime e mistério. Apresentado por Katie MacBride e Rincey Abraham, o programa abrange de tudo, desde as diferenças entre os livros de suspense e mistérios até colaborações entre autores, e ainda mistérios da vida real envolvendo autores famosos. O podcast é em inglês, mas para quem se interessar, é uma boa pedida!


bottom of page