top of page

Filmes literários para quem quer curtir o domingo de quarentena maratonando

Atualizado: 14 de abr. de 2020

Cinema e Literatura são uma combinação que já sabemos dar certo.

Pensando nisso, e na necessidade de relaxarmos um pouquinho e nos distrairmos de tudo o que anda acontecendo no mundo, preparamos uma lista de 12 filmes literários.

Imagens: Divulgação via AdoroCinema


1. Pássaro do oriente (2019), Wash Westmoreland

Baseado em: The Earthquake Bird, de Susanna Jones.

Lucy é uma tradutora inglesa que vive em Tóquio, em 1989. Apesar de viver isolada e solitária, ela tem um relacionamento conturbado com o fotografo Teiji. Um dia, ela se torna amiga da enfermeira americana Lily, que acaba por ter um envolvimento sexual com Teiji. Quando Lily desaparece, Lucy se torna a principal suspeita do crime.


2. Garota exemplar (2015), David Fincher

Baseado em: Garota Exemplar, de Gillian Flynn.

No dia do seu aniversário de casamento de cinco anos, Amy desaparece sem deixar vestígios. E, quando as aparências do “casal perfeito” começam a desmoronar, seu marido, Nick, se torna o principal suspeito da polícia. Mas, sempre alegando inocência, Nick fará de tudo para encontrar o verdadeiro culpado.


3. Um dia (2011), Lone Scherfig

Baseado em: Um Dia: Vinte anos, duas pessoas, de David Nicholls.

Um casal de amigos, Emma e Dexter, se conheceu na faculdade em 15 de julho de 1988. Desde então, durante 20 anos, eles se encontram nesse mesmo dia. No decorrer desse tempo, a vida de ambos toma rumos distintos, com Dexter tendo cada vez mais êxito e Emma enfrentando várias dificuldades. A vida dos dois passar por várias fases e, no meio do caminho, ambos perceberão que foram feitos um para o outro.


4. O Rei (2019), David Michôd

Baseado em: Henriad, de William Shakespeare.

O príncipe Hal, descontente com as maquinações da corte, deixa seu papel de príncipe de lado e se afasta da coroa. Mas, com a morte de seu pai tirano, ele é coroado Rei Henrique V da Inglaterra e precisa lidar com o mundo que havia abandonado. Então, o jovem precisará aprender a lidar com as pressões políticas, a guerra que seu pai deixou e seus conflitos pessoais.


5. Fausto (2011), Aleksander Sokurov

Baseado em: Fausto, Goethe.

O doutor Johannes Georg Faust é um brilhante cientista que, por causa de suas desilusões, aceita fazer um pacto com um comerciante diabólico em troca do amor de Gretchen e de prestígio.


6. Orgulho e Preconceito (2005), Joe Wright

Baseado em: Orgulho e Preconceito, de Jane Austen.

As filhas da família Bennet foram criadas com a intenção de arrumarem bons maridos, pois o patrimônio dessa família só poderia ser herdado por um homem – um primo distante da família – então, às mulheres, restava sonhar com o casamento. Assim, quando um jovem rico compra uma mansão próxima da propriedade dos Bennet, a jovem Lydia vê a oportunidade de ouro. Mas, diferente dela, a teimosa Elizabeth procura um amor verdadeiro. É durante um dos tradicionais bailes da época que Elizabeth conhece Darcy, um cavalheiro rico e bonito, mas que traz um rosto triste e olhar pesaroso. Logo os dois iniciam uma relação de amor e ódio e, com o tempo, ambos percebem que suas ideias do outro não são necessariamente verdadeiras.


7. O Conde de Monte Cristo (2002), Kevin Reynolds

Baseado em: O Conde de Monte Cristo, de Alexandre Dumas.

O Conde de Monte Cristo é uma história de traição e vingança. Após uma situação envolvendo Napoleão e seu amigo Fernand Mondego, o jovem Edmond Dantes é preso por traição – denuncia que partiu Danglars (um oponente na carreira) e de Fernand (seu “amigo”, mas que desejava cortejar a amada de Dantes, Mercedes Iguanada) – e enviado para o Chateau d'If, que ficava numa ilha que era praticamente impossível fugir. Os anos passam e Dantes fica cada vez mais desesperado, até que o abade Faria, um outro prisioneiro da fortificação, aparece em sua cela depois de cavar um túnel por cinco anos na tentativa de fugir. Os dois viram amigos e o abade ensina várias coisas a Dantes, inclusive a localização de um grande tesouro. Após a morte do abade, Dantes toma seu lugar no saco em que o corpo seria colocado, consegue fugir da ilha e, como agora está imensamente rico, se intitula o Conde de Monte Cristo e prepara a melhor maneira de se vingar de todos que o prejudicaram.


8. O Grande Gatsby (2013), Baz Luhrmann

Baseado em: O Grande Gatsby, de Scott Fitzgerald.

O jovem escritor Nick Carraway se muda do Centro-Oeste americano e chega a Nova York, na primavera de 1922, na época do jazz resplandecente e rios de contrabando. Correndo atrás de seus sonhos, Nick se torna vizinho de um misterioso milionário, Jay Gatsby, ao ir morar do outro lado da baía com a prima Daisy Buchanan e seu marido mulherengo Tom. É dessa forma que Nick se vê imerso no mundo dos milionários, em suas ilusões, amores e fraudes. Ao testemunhar fatos de dentro e fora do mundo em que ele agora vive, Nick escreve um conto de amor impossível, sonhos incorruptíveis e tragédias que espelham conflitos em tempos modernos.


9. O Auto da Compadecida (2000), Guel Arraes

Baseado em: O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna.

Os nordestinos João Grilo, um sertanejo mentiroso e pobre, e Chicó, o homem mais covarde de todos, lutam pelo pão de cada dia e passam por várias situações enganando todos do vilarejo de Taperoá, no sertão da Paraíba.


10. A Cartomante (2005), Wagner de Assis e Pablo Uranga

Baseado em: A Cartomante, Machado de Assis.

Rita é apaixonada por Camilo, porém, há um problema, ela é noiva de Vilela, o melhor amigo de seu amante. Em dúvida do que fazer sobre o futuro, ela decide consultar uma cartomante, e o que a mulher vê nas cartas indicam um caminho completamente diferente do que ela imaginava e do que a sua psicóloga diz.


EXTRAS:


11. It – A Coisa (2017), Andy Muschietti

Baseado em: It – A Coisa, de Stephen King.

Um grupo de sete adolescentes foram o autointitulado “Losers Club”. Na cidade natal deles, Derry, no Maine, o desaparecimento de crianças abala as estruturas da sociedade principalmente quando apenas partes dos corpos dessas crianças são encontrados. Logo, os sete adolescentes se veem cara-a-cara com o culpado por esses crimes odiosos: o palhaço Pennywise.


12. Por lugares incríveis (2020), Brett Haley

Baseado em: Por Lugares Incríveis, de Jennifer Niven.

Violet Markey e Theodore Finch dois estudantes com personalidades e realidades totalmente diferentes que tem suas vidas transformadas para sempre quando se conhecem: ao tentar suicídio. Juntos, eles se apoiam um no outro para buscar a cura para seus problemas emocionais e físicos que adquiriram no passado.


 

E, aí? Gostaram das indicações? Tem outros filmes para nos indicar? Deixa aqui nos comentários e aproveita para nos contar o que você achou desses filmes!

bottom of page