top of page

Newsletters que valem o espaço na caixa de e-mail

Atualizado: 6 de out. de 2020

É muito interessante pensar em como a procura por newsletters tem crescido em tempos em que – muitas vezes – o que vale é o número de likes.


Vários autores e autoras literários seguem produzindo conteúdo de muita qualidade para seus newsletters e disponibilizando várias dicas sobre o mercado literário e sobre suas experiências pessoais.


Pensando nisso, compilamos uma lista de newsletters que vale a pena assinar!



Sobre a newsletter: “Reflexões, ficções, bastidores do picadeiro da escrita. Do autor de Barba ensopada de sangue, Meia-noite e vinte e do extinto tumblr Ranchocarne, entre outras narrativas.”


Sobre o autor: Daniel Galera nasceu em 1979, em São Paulo. Foi um dos criadores da editora Livros do Mal, por onde lançou seu livro de estreia, Dentes Guardados (2001). Seu romance Mãos de Cavalo (2006) foi incluído na lista de leituras do vestibular da UFG por três anos consecutivos. Cordilheira (2008) recebeu o prêmio Machado de Assis de Romance, da Fundação Biblioteca Nacional, e foi terceiro lugar na categoria Romance do prêmio Jabuti. Seus livros e contos foram adaptados para cinema, teatro e histórias em quadrinhos. No exterior, os direitos de sua obra foram vendidos para países como Inglaterra, Estados Unidos, França, Itália, Argentina, Portugal, Romênia e Holanda. (Informações retiradas de: https://www.companhiadasletras.com.br/autor.php?codigo=01975)


Sobre a newsletter: “Casei e mudei pros EUA. Trouxe minha cabeça junto. - Por Simone Campos, autora de No Shopping e A Vez de Morrer, doutora pela UERJ (Letras)”.


Sobre a autora: Simone Campos é escritora e tradutora. Estreou na literatura aos 17 anos, com o romance No Shopping (2000). Depois vieram o romance A Feia Noite (2006), a ficção científica online Penados y rebeldes e o livro de contos Amostragem Complexa (2009). Seu livro interativo OWNED – Um Novo Jogador (2011), inspirado na cultura dos videogames, saiu em papel e em meio digital. Em 2014, saiu A Vez de Morrer (romance) pela editora Companhia das Letras. Em 2020, a Companhia publica seu novo romance: Nada Vai Acontecer com Você. (Informações retiradas de: http://simonecampos.com/bio/)


Sobre a newsletter: “Fui morar em Mendocino, Califórnia. Mando notícias.”


Sobre a autora: Nasci em Porto Alegre, em 1982. Meu primeiro livro, Pó de Parede (Não Editora), um conjunto de três novelas, foi publicado enquanto eu cursava o mestrado em Escrita Criativa na PUCRS, em 2008.


Depois, publiquei três romances, todos pela Companhia das Letras: Sinuca Embaixo d'Água (2009), Todos Nós Adorávamos Caubóis (2013) e O Clube dos Jardineiros de Fumaça (2017). O último e o primeiro foram finalistas dos prêmios Jabuti e São Paulo de Literatura.


Em 2012, fui incluída na edição Os Melhores Jovens Escritores Brasileiros da revista britânica Granta. Meus livros foram publicados na Argentina, Espanha e Estados Unidos.” (Informações retiradas de: https://www.carolbensimon.com/bio)


Sobre a newsletter: “Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.”


Sobre o site: “Em 20 de julho de 2001, chegava à caixa de entrada de cerca de 30 amigos do mundo dos livros a primeira edição do PublishNews. Criada por Carlo Carrenho, a newsletter diária – que desde essa data não falhou nem um dia sequer – começou a informar seus assinantes o que se estava escrevendo e falando sobre os livros nos principais jornais do Brasil e de outros países.” (Informações retiradas de: https://www.publishnews.com.br/paginas/institucional)


Sobre a newsletter: Não poderíamos deixar de colocar a nossa newsletter aqui! Enviada mensalmente – todo dia cinco – falamos sobre o que aconteceu no mês anterior, damos dicas para quem é autor (ou quer ser um), listamos os lançamentos do mês e sempre enviamos um texto literário exclusivo, escrito, na maioria das vezes, por colaboradores do Coletivo.


Sobre o site: “We é um Coletivo editorial, ou seja, somos uma editora formada por diversos profissionais da área que contribuem no processo de publicação de obras, revisão de textos, diagramação de livros. Construindo, com as particularidades, especialidades e opiniões de cada um, uma editora especial e diferente. Um lugar único, onde autores e leitores podem se encontrar, onde profissionais podem se conectar e dividir experiências e conhecimento. #nóssomosúnicos” (Informações retiradas de: https://www.wecoletivoeditorial.com/o-coletivo ).

Você já assina alguma dessas newsletters? O que você achou dessas dicas? Esquecemos de alguma legal? Conta para a gente!

bottom of page