top of page

Resenha: A Profecia Romanov

Atualizado: 30 de mar. de 2020


Imagem: Divulgação/Grupo Editorial Record

Editora: Record

Ano: 2006

Páginas: 448

Autor: Steve Barry

Sinopse: No dia 16 de julho de 1918 o czar Nicolau II e toda a sua família são executados a sangue-frio, mas quando em 1991 se exumam os seus restos mortais descobre-se que faltam os cadáveres de dois dos seus filhos. Hoje, após a queda do comunismo, o povo russo decide democraticamente regressar à monarquia. E o novo czar será escolhido entre os parentes afastados do antigo Nicolau II. Quando o advogado americano Miles Lord é contratado para investigar um dos candidatos vê-se envolvido numa trama para descobrir um dos grandes enigmas da História: o que realmente aconteceu à família imperial. A sua única pista é uma críptica mensagem nos escritos de Rasputine que anuncia que aquele cruel capítulo não será o único na lenda dos Romanov. As consequências desta profecia serão devastadoras para o futuro do czar e para a mãe Rússia, mas também para o próprio Miles.


Resenha:

Depois de alguns anos com o fim da dinastia na Rússia, o povo é dominado pela máfia, por políticos corruptos e pela Igreja que buscam apenas seus próprios interesses e não do povo. Em busca de algo melhor, o povo decide que quer voltar ao czarismo e um novo Czar deverá ser escolhido dentre os parentes mais próximos do falecido Nicolau II. Miles Lord, um advogado americano é contratado para vasculhar o passado dos candidatos e descobrir qual deles é o parente mais próximo dos Romanov com direito ao trono.


Ao pesquisar a família, Miles se depara com a possibilidade de que há um parente vivo direto da família real do czar. Junto com sua pesquisa, ele descobre uma profecia declarada por um homem chamado Rasputin - que era alguém que os Romanov confiavam muito – dizendo que caso alguém matasse o czar, ninguém de sua família poderia viver por mais de dois anos, mas que haveria uma ressurreição através das mãos de alguém.


Durante sua busca, o corpo de membros da família Romanov – até então desaparecida – foram encontrados em uma estrada na Rússia. Mas, o problema é que nove corpos foram encontrados e não onze, confirmando assim que Alexei – o único filho herdeiro ao trono – e Anastásia - também filha de Nicolau II – não estavam entre os corpos encontrados. Teorias começam a surgir de que ambos sobreviveram ao atentado e que teriam deixado herdeiros mais propícios a receber o trono do que Stefan, o candidato ao poder.


E o livro se baseia todo em torno dessa grande descoberta e busca pela verdade do que realmente aconteceu com a família Romanov. É um livro fascinante, que mescla a ficção com os fatos acontecidos na história da Rússia. O autor tem o estilo bem parecido com Dan Brown, com a pegada de que o personagem busca desvendar as teorias por trás dos acontecimentos. Esse livro foi indicado por um professor na época que eu estava na escola e sem dúvida não me arrependi de ler. Se você, assim como eu é apaixonado por livros que mesclam ficção com fatos históricos, sem dúvida vai amar ler esse livro.

bottom of page