top of page

Resenha: Anne de Green Gables

Atualizado: 7 de abr. de 2020


Editora: Martin Claret

Ano: 2019

Páginas: 420

Autora: L. M. Montgomery

Sinopse: Uma menina de 11 anos, com cabelos ruivos, sardas e uma mente tão perspicaz quanto à de um cientista em busca de conhecimento, chega a uma terra onde as tardes são calmas; os pores do solalaranjados; as florestas aconchegantes; e os rios suaves, como o ritmo do povoado. Sua boca é uma matraca, e seus sonhos são maiores que moinhos de vento. Anne vai crescendo e crescendo, e de patinho feio revela-se um elegante e atento cisne, pronto para abrir suas asas e voar para além das veredas. Mas a vida é feita de artimanhas, e a garotinha adotada pelos irmãos Marilla e Matthew tem algumas cercas a pular, sem jamais deixar seus sonhos desvanecerem, como algumas criaturas fazem.


Resenha:

A trama conta a história de uma garotinha de 11 anos chamada Anne Shirley, que ao nascer perdera seus pais e foi adotada por duas famílias que não a quiseram por muito tempo e então a deixaram em um orfanato. Apesar de não ter tido um começo fácil, Anne buscou nos livros e em sua fértil imaginação uma maneira de se divertir.


"Não é maravilhoso pensar em todas as coisas que ainda temos de descobrir? É o que me deixa feliz por estar viva... Este mundo é tão interessante. Não seria nem metade do que é se soubéssemos tudo, não é mesmo? Aí não haveria espaço para a imaginação, não é?”


Devido aos problemas de saúde apresentados por Matthew Curthbert e já que a idade avançada não o permitia fazer mais as tarefas de casa com vigor, ele e Marilla, – sua irmã –decidem adotar um garotinho de 11 anos para ajudá-los. Porém, por um pequeno mal entendido, Matthew, ao chegar à estação de trem, descobre que no lugar de um menino saudável de 11 anos estava ali uma garotinha magra, ruiva e muito tagarela à sua espera.


Mal sabia que seria a melhor coisa que poderia acontecer, pois a partir daquele momento sua vida simples se tornaria completamente diferente. Apesar do espanto devido à confusão, Matthew mesmo tímido e com dificuldades de falar com mulheres se afeiçoa pela tagarelice de Anne logo de cara e convence Marilla a ficar com ela. E, a partir daí, a vida de Anne começa na fazenda de Green Gables, onde moram. Com sua amiga do peito chamada Diana, Anne permite deixar sua imaginação fluir livremente e viver grandes aventuras. Anne vai para a escola, se torna uma das melhores alunas, tendo apenas como rivalidade Gilbert Blythe. E assim uma grande história começa.


O livro foi originalmente publicado pela autora Lucy Maud Montgomery em 1908, ambientado no fim do XIX na província da Ilha de Edward - Canadá em uma cidade chamada Avonlea. Sendo o primeiro de oito livros que a autora escreveu sobre Avonlea, onde tem Anne como personagem principal. E recentemente, a CBS junto com a Netflix lançou a série Anne With An E que foi baseada no livro. Na série e no livro, são tratados temas muito importantes como: o racismo, feminismo, escravidão e ganância. Mas antes de tudo, a história nos ensina sobre como Anne, apesar de ter vivido grandes dificuldades enquanto ainda era pequena, encontrou a compaixão e o amor na pequena fazenda de Green Gables.


Anne de Green Gables é um livro encantador do início ao fim. O tipo de livro que te traz alegria e emoções diversas ao vivenciar as aventuras da pequena Anne. Se você, querido(a) leitor(a), procura um livro para se encantar e deliciar ao lê-lo nas tardes de domingo – ou qualquer ou dia da semana – te recomendo, com todo o meu coração, este livro.

bottom of page