top of page

10 apps para leitura que vão facilitar a sua vida

Atualizado: 30 de mar. de 2020

É fato que os dispositivos eletrônicos - sejam eles celulares, tablets ou computadores - revolucionaram a nossa forma de comunicação e consumo. Principalmente com a internet, a facilidade de adquirir qualquer coisa se tornou absurda. O seu livro preferido está apenas a alguns cliques de você e/ou a poucos dias de chegar na sua casa.


Mas, em tempos de quarentena, onde nosso cuidado está - e dever ser - redobrado, nem todas as pessoas se sentem confortáveis em pedir que qualquer coisa seja entregue em sua casa. Por isso, selecionamos uma lista de dez apps que vão ajudar você a continuar lendo suas obras preferidas, sem sair de casa ou depender de que alguém entregue algo a você.



Foto: Divulgação/Amazon

1. Amazon Kindle

Falando de dispositivos e apps de leitura, não podemos deixar de mencionar o Kindle, da Amazon. Uma das principais lojas de e-books do mundo - e de qualquer outra coisa também - a empresa tem o seu próprio e-reader (dispositivo parecido com um tablet, que tem como função a leitura de e-books): o Kindle. Além disso, para quem não quer, ou não pode, investir uma grana em um dispositivo especifico para leitura, a Amazon disponibiliza o app Kindle, que tem as mesmas funções do e-reader, e que você pode baixar no seu celular, tablet e computador.


Ainda, o app permite a criação de coleções de leitura e pesquisa de conteúdos lidos em dicionários e outros sites. E você pode personalizar o texto para você, pois é possível alterar o tamanho do texto, controlar o brilho e o contraste da tela e modificar a cor do plano de fundo.


Imagem: TechTudo

2. Aldiko

O Aldiko é um clássico do sistema Android e já está disponível para ios. Esse app é uma ótima opção para quem que ler em seu celular ou tablet, pois ele suporta diversos formatos, como ePUB e PDF.


O Aldiko também é um ótimo gerenciador de biblioteca, pois organiza seus livros de forma inteligente e automática. O sistema de leitura também permite a personalização, como recurso marca-texto, dicionário, ferramenta de busca, compartilhamento e anotações, configuração de contraste e brilho da tela.










Foto: Divulgação

3. Kobo Reader

A Kobo também tem um dos e-readers mais famosos do mundo. Além de disponibilizar um app que pode ser instalado em celulares e tablets.


No Brasil, a empresa tem parceria com a Livraria Cultura, assim, é possível adquirir livros já no formato digital.


O app oferece ferramentas de personalização de também funciona para a leitura de revistas em quadrinhos


Por causa da parceria, o app para ios - aqui no Brasil - foi renomeado para Kobo Livraria Cultura, mas ainda mantém o nome original na versão para android.


Imagem: AppAdvice

4. Marvin

O Marvin não é um app de nenhuma loja específica. Ele funciona como leitor e organizador de biblioteca, e tem uma versão grátis e uma paga.

Ele dá suporte para arquivos em PDF e ePUB e trabalha com os principais formatos, além de garantir a personalização da leitura.












Imagem: Baixaki

5. Moon + reader

Um leitor de e-books completo, o Moon + reader não pertence a nenhuma loja e trabalha com suporte a diversos formatos: TXT, HTML, ePUB, PDF, MOBI, UMD, FB2, CHM, CBR, CBZ, RAR, ZIP e OPDS.


O app possui ferramenas de personalização como: espaçamento, tipo e tamanho da fonte, cor, plano de fundo, organização da biblioteca, marcador de texto, anotações, tradução, dicionário, compartilhamento e muito mais.












Foto: Divulgação/Wattpad

6. Wattpad

O Wattpad é um leitor que foca na distribuição grátis de livros. Ele conta com um vasto público e oferece mais de 10 milhões de obras gratuitamente.


Esse app é indicado, principalmente, para quem é fã de fanfic, pois o Wattpad tem uma das maiores comunidades de fanfic do mundo, dividindo-se em diversos temas e publicando milhares de novas histórias todos os dias.


O leitor é bem interessante, apresentando ferramentas de marcação de texto, compartilhamento, função para descoberta de novas obras e a oportunidade de publicar o seu livro completamente de graça.



Imagem: Divulgação/EbookDroid

7. EbookDroid

Para quem procura um app completamente gratuito, o EbookDroid é um dos melhores. O design do app não é muito avançado e ele não oferece muitas opções, mas além de ser completamente 0800, não tem anúncios, o que faz com que a navegação seja muito tranquila.


Ele suporta a maioria dos formatos existentes e oferece algumas funções básicas, como destaque de trechos do texto, acesso a dicionário, anotações, acesso a uma biblioteca de Plugins gratuitos. Um ponto ruim do app é que ele não possui tradução para o português, então é necessário saber um pouco de inglês para conseguir utilizá-lo sem problemas.








Imagem: TechTudo

8. Foxit PDF reader

Para quem quer ler PDFs e misturar um pouco da leitura com um app de produtividade empresarial, o Foxit é uma ótima opção. O app oferece recursos muito interessantes, como a possibilidade de juntar dois arquivos para a criação de um único documento, adicionar áudio e vídeo a um PDF, entre outros.


O download do app é gratuito, mas algumas das funcionalidades (como a junção de PDFs) só estão disponíveis para usuários que pagam uma assinatura mensal.


Imagem: Divulgação/FullReader

9. FullReader

Originalmente conhecido pelo nome FReader, o FullReader é um app bastante completo. Ele suporta a maioria dos formatos de arquivos de texto e alguns formatos que são mais específicos para revistas em quadrinhos, além de executar arquivos em mp3, o que torna o FullReader um app de leitura e de audiobooks.


Todas as funções do app são completamente gratuitas, mas o usuário pode contribuir para o continuo desenvolvimento dele por meio de doações voluntárias, que podem ser feitas pelo próprio app.


Imagem: Divulgação/Apple

10. Apple Books

Muitas vezes, as opções mais simples são as mais eficazes. Então, se você é usuário do sistema ios, e quer ler livros, o Apple Books pode ser a melhor opção para você.


Ele possui funções como marcação de texto, retomada de leitura e um design simples, leve e extremamente funcional.

 

Gostou da lista? Tem outros apps que você costume usar para ler? Manda aqui para a gente nos comentários!

bottom of page