top of page

Dia da literatura brasileira: 10 livros de sci-fi e fantasia

A maioria das listas que você vai ler hoje trazem homenagens importantíssimas para entendermos a literatura do nosso país. Mas, como aqui no Coletivo somos apaixonados por fantasia e ficção científica, separamos algumas indicações desses gêneros de livros escritos por autores brasileiros!


Clicando nas imagens, você cai direto no link de compra, mas, se quiser ajudar lojas menores, damos algumas dicas de como fazer isso nesse link: Como ajudar a sua livraria local em tempos de quarentena.


Livros nessa lista:

  • A Batalha do Apocalipse, de Eduardo Spohr

  • O Espadachim de Carvão, de Affonso Solano

  • Exorcismos, amores e uma dose de blues, de Eric Novello

  • A lição de anatomia do temível Dr. Louison, de Enéias Tavares

  • A Arma Escarlate, de Renata Ventura

  • A Liga dos Artesãos: Tales I, de Lauro Kociuba

  • O Velho Mundo - Abrem-se os portões de Erebo, de Kátia Regina Souza

  • A Queda de Sieghard, de L.P. Faustini e R.M. Pavani

  • Os Sete, de André Vianco

  • Allora, de Tatiana E.C. Braun


A Batalha do Apocalipse, de Eduardo Spohr

Há muitos e muitos anos, há tantos anos quanto o número de estrelas no céu, o Paraíso Celeste foi palco de um terrível levante. Um grupo de anjos guerreiros, amantes da justiça e da liberdade, desafiou a tirania dos poderosos arcanjos, levantando armas contra seus opressores. Expulsos, os renegados foram forçados ao exílio, e condenados a vagar pelo mundo dos homens até o dia do Juízo Final.

Mas eis que chega o momento do Apocalipse, o tempo do ajuste de contas, o dia do despertar do Altíssimo. Único sobrevivente do expurgo, o líder dos renegados é convidado por Lúcifer, o Arcanjo Negro, a se juntar às suas legiões na batalha do Armagedon, o embate final entre o Céu e o Inferno, a guerra que decidirá não só o destino do mundo, mas o futuro do universo.

Das ruínas da Babilônia ao esplendor do Império Romano; das vastas planícies da China aos gelados castelos da Inglaterra medieval. A Batalha do Apocalipse não é apenas uma viagem pela história humana, mas é também uma jornada de conhecimento, um épico empolgante, cheio de lutas heróicas, magia, romance e suspense.


O Espadachim de Carvão, de Affonso Solano

Filho de um dos Quatro Deuses de Kurgala, Adapak vive com o pai em sua ilha sagrada, afastada e idolatrada pelas diferentes espécies do mundo.

Lá, essa entidade de olhos brancos e pele cor de carvão cresce com todo o conhecimento divino ao seu dispor, mas consciente de que jamais poderá deixar sua morada.

Ao completar 19 ciclos de idade, no entanto, isso muda.

Sua ilha é invadida por um misterioso grupo de assassinos e Adapak se vê forçado a fugir para sobreviver. Nesta fuga ele terá de se expor aos olhos do mundo pela primeira vez. Na busca pela identidade daqueles que desejam a morte dos Deuses de Kurgala, Adapak colocará em prática todos os conhecimentos adquiridos, inclusive a técnica de combate que estudou durante toda sua vida. Em uma luta de sobrevivência e devoção, Adapak terá de confrontar toda a sua pureza nascida do isolamento com um mundo desconhecido, que ao mesmo tempo em que o venera, deseja sua morte.


Exorcismos, amores e uma dose de blues, de Eric Novello

Tiago Boanerges é um mago nada convencional. Responsável por exorcizar oníricos fugitivos do mundo dos sonhos, viu o sucesso escorrer pelos dedos ao cometer um erro em uma missão. Demitido, sem amigos e com uma doença misteriosa, descobriu que a sorte é uma amiga traiçoeira e fugaz. Agora, anos depois de recuperar a saúde e transformar a má fama em uma profissão lucrativa, a sorte parece ter se lembrado dele mais uma vez. Uma proposta de seu antigo chefe pode ser a chance que esperava para dar a volta por cima e colocar a vida nos eixos - mas também mergulhar novamente nas armadilhas de um amor que pode lhe custar a vida. Neste 'Exorcismos, amores e uma dose de blues', Eric Novello nos proporciona diálogos diretos e sarcásticos, num cenário fantástico que tem muitos ecos de realidade.




A lição de anatomia do temível Dr. Louison, de Enéias Tavares

Porto Alegre. Dirigíveis gigantescos dominam o céu. Abaixo, o vapor cinzento dos bondes, das fábricas e dos estaleiros ao redor soma-se à fumaça dos charutos, dos cachimbos e das cigarrilhas. Vozes robóticas, barulho de hélices e maquinários misturam-se ao alarido do povo. De um Zepelin, desembarca Isaías Caminha, um jornalista carioca enviado à cidade para escrever uma matéria sobre o assassino em série Antoine Louison, que há poucos dias assombrava o local com um verdadeiro show de horrores - a exposição dos órgãos de suas vítimas. A aventura começa depois que o Dr. Louison, finalmente capturado e preso no hospício, desaparece misteriosamente de sua cela de segurança máxima sem deixar vestígios. Na busca pelo paradeiro do assassino, Isaías e um grupo de investigadores ainda vão topar com conhecidos do Dr. Louison, pertencentes a uma sociedade secreta de intelectuais, chamada Parthenon Místico, que estão dispostos a tudo para defendê-lo e desmascarar os criminosos. Esses amigos de Louison são alguns aclamados personagens da literatura brasileira, em reinvenção - Rita Baiana e Pombinha, de Aluísio Azevedo, Simão Bacamarte, de Machado de Assis, Solfieri, Álvares de Azevedo, entre outros.


A Arma Escarlate, de Renata Ventura

O ano é 1997. Em meio a um intenso tiroteio, durante uma das épocas mais sangrentas da favela Santa Marta, no Rio de Janeiro, um menino de 13 anos descobre que é bruxo.

Jurado de morte pelos chefes do tráfico, Hugo foge com apenas um objetivo em mente: aprender magia o suficiente para voltar e enfrentar o bandido que ameaça sua família. Neste processo de aprendizado, no entanto, ele pode acabar por descobrir o quanto de bandido há dentro dele mesmo.

















A Liga dos Artesãos: Tales I, de Lauro Kociuba

Elfos, anões, orcs, trolls, dragões, wargs... E se eles existiram de verdade? E se tudo começou a desaparecer quando a Era dos Homens teve início? E se, ainda hoje, houver remanescentes desses seres entre nós?

Alvores é uma ideia de realidade alternativa, com inspiração em Neil Gaiman e suas conexões de fantasia e o mundo real. A ideia é explorar o nosso mundo mesclando com ficção fantástica, onde existem cidades subterrâneas sob as capitais brasileiras; elfos que vivem ocultos entre os homens; descendentes de raças lutando entre si e criaturas fantásticas surgindo e desaparecendo em meio a pontos turísticos.

Todo esse universo é chamado de Alvores, os seres que surgiram na alvorada do mundo.

Este primeiro volume é ambientado em Curitiba. Acompanhamos Tales, um filho de encantados, desvendando sua história envolta a uma trama secular: a luta pela sobrevivência de uma raça. Entre batalhas dos descendentes de alvores, a descoberta de existência de uma cidade inteira sob seus pés e a verdade por trás de vários fatos.

O leitor irá, junto com o protagonista, conhecer máquinas de guerra incríveis, personagens com habilidades curiosas, tramas e mistérios ocorrendo nas praças, terminais ou mesmo nas ruas onde passamos diariamente. De modo gradativo e embasado, trabalho para estreitar a fronteira entre a realidade e a fantasia no livro.

Veja o mundo com outros olhos!


O Velho Mundo - Abrem-se os portões de Erebo, de Kátia Regina Souza

Tudo o que já foi criado corre o risco de ser destruído - essa é a primeira e mais dura lição que os pequenos primos Cantrell aprenderam sobre a vida. Roubadas de suas infâncias confortáveis, as crianças assumem a responsabilidade de defender os treze mundos quando a própria essência do mal escapa das Terras de Erebo: Cruciare, a fonte macabra de nossos piores pesadelos.

Ao mesmo tempo, uma profecia ameaça as terras e apenas um elixir pode impedir que o efeito desta seja catastrófico. Em uma jornada de luta, novas amizades e autoconhecimento, Daniel, Olívio, Tiago, André, Clara, Débora, Gabriela, Ágata e Eduardo Cantrell enfrentarão adversidades e, em meio a dores e perdas, descobrirão o verdadeiro significado da palavra família.

Afinal, até onde você iria por amor?





Maretenebrae: A Queda de Sieghard, de L.P. Faustini e R.M. Pavani

Província de Bogdana, Sieghard, ano 476 após unificação.

Uma desconhecida força invasora irrompe pelo Grande Mar e ataca a costa protegida pelos soldados da Ordem utilizando-se de navios nunca antes vistos. Ao mesmo tempo, uma estranha peste se espalha pelas comarcas do reino, cegando e invalidando sua população. Nobres e plebeus se nivelam padecendo do mesmo e misterioso mal. Em uma iniciativa desesperada, Sir Nikoláos de Askalor, o oficial responsável por defender a Ordem, abdica de todos os planos e estratagemas para investir de uma só vez contra os inimigos, sem saber que assim cairia na armadilha preparada por eles. Com suas fileiras dizimadas, o exército da Ordem recua e toma a direção do Domo do Rei para defender seu soberano, Marcus II, O Ousado, cuja vida representa a perpetuação dos valores ordeiros. Para um pequeno grupo, porém, composto por Roderick, Petrus, Chikara, Heimerich, Braun, Formiga e Victor Didacus - cada qual personificando um dos sete pecados capitais -, as sucessivas derrotas do reino são apenas o início da maior de todas as suas aventuras e desventuras. Diante deles, e de suas incontáveis diferenças, assombra-se um grande plano arquitetado por Destino. Serão eles capazes de enfrentá-lo?



Os Sete, de André Vianco

Mergulhadores encontram uma caravela naufragada no litoral do Rio Grande do Sul e dela retiram vários objetos, inclusive uma grande caixa de prata. Quando a caixa é aberta, sete vampiros do Rio D'Ouro (Portugal), acordam e passam a espalhar terror no Brasil.

André Vianco apresenta os vampiros "Inverno", "Acordador", "Tempestade", "Lobo", "Espelho", "Gentil" e "Sétimo" que possuem poderes sobrenaturais que vão além da vida eterna, força e velocidade sobre-humana que geralmente são vistos na maioria dos filmes e livros sobre o gênero.










Allora, de Tatiana E.C. Braun

"Eu poderia dizer: Bem vindo(a) a Allora, mas não há qualquer bem aqui. Em breve, não haverá sequer esta história para ser contada."

A decadência sob o ponto de vista de uma jovem caipira de um interior remoto, dando seus primeiros passos em direção à idade adulta; de um garoto de rua especial que sonha em ser rei; de um soldado arrogante e promíscuo que ceifa vidas sem remorso, o que lhe rendeu o apelido de Soldado Vermelho; da percepção pueril de uma criança portadora de Altas Habilidades e talento infinito. Suas ações afetarão profundamente o curso da História para o bem e para o mal.







 

E, aí? Você já leu algum desses livros? O que achou deles? Se interessou em ler algum que você ainda não conhecia? Conta para a gente aqui nos comentários.

Outras listas com indicações de livros:

bottom of page